quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Semoc 2011: Cavaleiro de Krypton


Tenho muito prazer em sempre participar da SEMOC, Semana de Mobilização Científica promovida na Universidade Católica do Salvador, onde me formei em História, por diversos motivos.

Primeiro, por ter sido onde experimentei a gana de produção científica. Ainda que egresso, venho participando de todas as edições até então. Depois, é uma maneira de ter contatos com amigos, colegas e calouros. Os últimos tem uma importância peculiar: compreender os caminhos internos que sua escolha, História, que lhe são apresentados. Como caminhar nessa estrada de produção do conhecimento num campo científico exigente e complexo. Faço de todos os meus esforços instrumentos de exposição do que eu acredito ser a verdadeira função do historiador, que é produzir conhecimento.

Meu artigo aprovado, nessa edição de 2011, se chama Cavaleiro de Krypton: Traços euro-feudais no imaginário do Super-homem, construído a partir de uma história em quadrinhos específica de onde parto em busca de reflexões em construções sociais, identidades e ideais sociais de indivíduos, historicamente construídos. Será apresentado, o trabalho em forma de comunicação, na sessão 37 - História Cultural, no dia 21 de outubro de 2011 das 9 horas às 11 horas no campus universitário da Federação (Ucsal), sala de vídeo.

Novamente na companhia de Herivelton e mais um de seus trabalhos na linha de análise de discurso dos quadrinhos da Turma da Mônica e também com a presença do divertido ex-colega
Matheus Buente e seu trabalho sobre futebol, tema de seu TCC.
Faço daqui, deste texto informativo, também um convite aos amigos, colegas e afins.

Semoc: http://www.ucsal.br/pesquisa/semoc/home.asp
Artigos aprovados: http://www.ucsal.br/download/Sess%C3%B5es%20de%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%202011.PDF

Nenhum comentário: